VENCER, VENCER E…VENCER!

Por em 26 de Agosto de 2017

Amanhã, pelas 17 horas, o Varzim Sport Club recebe o Futebol Clube de Penafiel, em embate da 5.ª jornada da LEDMAN LigaPro e que terá a arbitragem de Bruno Paixão, da AF Setúbal.

O regresso às vitórias continua a fugir à equipa poveira e na passada quarta-feira, os alvinegros perderam no Seixal, perante o Benfica B, por 2-1 (golo de Diogo Ramos) e estão aquém das expetativas, descendo ao décimo segundo posto, acumulando 4 pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas), a mesma pontuação que o Porto B e a UD Oliveirense (o décimo terceiro e o décimo quarto classificados, respetivamente), a seis pontos do segundo, Académico de Viseu, e a oito do líder, Santa Clara.

Por sua vez, o Penafiel também não começou bem a época (foi eliminado da Taça CTT pela UD Oliveirense – 0-1) e só conseguiu a primeiro triunfo precisamente nesta quarta-feira, por 2-1, frente ao Braga B e, subiu à décima posição, com 5 pontos, em igualdade com o Benfica B e o Famalicão (o nono e o décimo primeiro classificados, respetivamente).

Os Durienses acabaram a temporada passada no quinto lugar e comparativamente ao plantel anterior, viram sair oito atletas, tendo entrado para esta temporada quinze jogadores, num plantel de vinte e oito atletas (média de idades de cerca de 25 anos), agora orientados por António Conceição, que substituiu Paulo Alves.

Na Póvoa de Varzim, foram realizados vinte confrontos entre as duas formações (onze na Segunda Liga, cinco na Segunda Divisão e quatro na Primeira Liga), os “Lobos do Mar” levam vantagem, com dez vitórias (cinco na Segunda Divisão, três na Segunda Liga e duas na Primeira Liga), contra seis vitórias dos “Rubro-Negros” e quatro empates. Em termos de golos marcados, a diferença é de 36 vs 22. De recordar que em 2016/2017, o jogo acabou com um empate a um golo (22/04/2017).

Esta partida marca o reencontro de três jogadores com equipas onde já jogaram, do lado do Varzim, o defesa-central Tiago Valente e o trinco Romeu Rocha e do lado do Penafiel, o extremo Vasco Braga.

Vencer, vencer e…vencer tem de ser o lema alvi-negro para este embate, já que a nossa equipa não pode continuar a perder pontos e cada vez mais afastar-se dos lugares cimeiros, tendo em mente o objetivo revelado de subida de divisão. Assim sendo, os pupilos treinados por João Eusébio, que jogam em casa com o seu público, terão de entrar em campo muito fortes e procurar resolver o jogo cedo. Um triunfo é bastante importante para os varzinistas, permitindo dessa forma acumular 7 pontos e, no máximo, igualar o União da Madeira no quinto lugar. Para amanhã, o técnico do Varzim voltará a ter várias baixas, os casos do trinco Estrela (lesionado) e dos agora lesionados, segundo a comunicação social, o médio Pintassilgo e os extremos Jairo Jiménez e Ruan Teles. O defesa-central, Sandro, estará, igualmente, de fora, cumprindo um jogo de suspensão. Por outro lado, estão de regresso os trincos, Leonel Olímpio e Romeu Rocha. Prevê-se mais uma boa partida, complicada, perante os penafidelenses, que irão procurar a segunda vitória consecutiva e subir mais na tabela classificativa (no máximo até ao quarto posto, neste momento ocupado pelo Nacional da Madeira, com oito pontos).

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.