VENCER COMO EM JULHO

Por em 8 de Janeiro de 2019

Poucos dias após o jogo frente ao Famalicão, a turma do Varzim Sport Club volta a jogar nesta quarta-feira, pelas 17 horas, altura em que receberá a formação do Clube Desportivo da Cova da Piedade, em partida a contar para a 16.ª jornada da LEDMAN LigaPro.

Face a um dos líderes do campeonato, na manhã do passado domingo, a equipa poveira, treinada por Fernando Valente, amealhou um ponto em Famalicão, na sequência de um empate a zero. Os alvinegros mantêm-se no nono lugar, agora com 19 pontos (5 V, 4 E, 6 D, 15 GM e 17 GS).

Por outro lado, o Cova da Piedade, orientado pelo jovem Hugo Falcão (substituiu Eurico Gomes no decorrer da época) encontra-se no 13.º posto, tendo acumulado 17 pontos, em igualdade pontual com o 12.º classificado, Vitória SC B. Os piedenses chegam à Póvoa com duas derrotas consecutivas, sendo que no sábado passado foram derrotados, por 3-0, perante a Académica. Foram eliminados precisamente pelo Varzim na primeira fase da Allianz Cup, ao passo que na Taça de Portugal Placard chegaram até à 4.ª eliminatória.

Nos cinco jogos realizados em solo poveiro entre ambas as equipas, o poderio varzinista é claramente patente, visto que venceu por quatro vezes (duas na Taça da Liga, duas na Segunda Liga e outra na Taça de Portugal), tendo havido ainda um empate. Por sua vez, a diferença de golos marcados é de 11 contra 5. Há que recordar que o último confronto realizado na Póvoa teve lugar nesta temporada, no dia 21/07/2018, com um triunfo dos “Lobos do Mar”, por 2-0 (Ruan Teles e Stanley).

Do lado do Varzim há a particularidade de existirem dois atletas que já fizeram parte do Cova da Piedade, os casos do extremo, Bakaramoko e do avançado, Ricardo Barros.

Para esta partida, Fernando Valente convocou os seguintes 18 jogadores:

Guarda-Redes: Emanuel Novo e Rafael Broetto.

Defesas: Mário Sérgio, Payne, Nélson Agra, Sandro e Silvério.

Médios: Estrela, Jonathan Toro, Pavlovski, João Amorim e Nelsinho.

Avançados: Ruster, Bakaramoko, Chérif, Stanley, Ricardo Barros e Júlio Alves.

Comparativamente com o embate face ao Famalicão sai o defesa-esquerdo, Amian e entra o defesa-central, Sandro. De fora continuam o guarda-redes, Ismael Lekbab, os defesas-centrais, Jeferson, Matheus Cambuci e Eridson, o defesa-esquerdo, Rui Coentrão, os médios Maycon Canário e Baba Sow e os avançados, Michalis e Haman.

Motivada e confiante com um bom resultado conquistado em casa de um candidato e com o nível exibicional a subir, a nossa equipa, com o apoio dos seus adeptos, pretende repetir o feito alcançado em julho, isto é, voltar a derrotar a equipa do Cova da Piedade, desta vez para a LEDMAN LigaPro, aumentando, assim, o número de vitórias em confrontos realizados na Póvoa de Varzim. Os poveiros anseiam o retorno aos triunfos, que permitiriam somar uns mais tranquilos 22 pontos, todavia sem mudança de posição na tabela classificativa. Nesta quarta-feira, o técnico Fernando Valente voltará a ser obrigado a mexer no onze, visto que o defesa-esquerdo, Amian, saiu lesionado em Famalicão e não consta da lista de convocados. A equipa de Almada tem em mente o mesmo objetivo, ou seja, o regresso às vitórias, de forma a conseguir uma maior tranquilidade e fugir de lugares indesejados, como o de descida (está a apenas quatro pontos de distância). É um plantel com qualidade, com um treinador que se está a mostrar pela primeira vez no futebol profissional e que pretende naturalmente, deixar uma boa marca e que orienta uma equipa com vários jogadores bem experientes do futebol português, sendo que para amanhã já pode contar com dois reforços de peso, os extremos, Danilo Dias e Sami.

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.