VARZIM PROCURA GARANTIR A MANUTENÇÃO NA MADEIRA

Por em 5 de Maio de 2018

A equipa do Varzim Sport Club entra em campo amanhã na Madeira, às 16 horas, para defrontar o Clube Futebol União da Madeira, em jogo a contar para a 37.º e penúltima jornada da LEDMAN LigaPro.

Após uma vitória e um empate, os poveiros, orientados por Nuno Capucho, mantiveram-se numa onda positiva, tendo vencido, em casa, no passado domingo, a turma do Sporting B, por 2-0 (Estrela e Nelsinho) e subiram ao 10.º lugar (entretanto, 11.º, com a vitória do Cova da Piedade nesta tarde, em Coimbra), passando a acumular 47 pontos (12 V, 11 E, 13 D, 39 GM e 39 GS), em igualdade pontual com o 12.º classificado, Famalicão.

Por outro lado, os madeirenses, treinados por Ricardo Chéu, estão em zona de descida, na 17.ª posição, com 41 pontos, mas ainda com hipóteses de manutenção. O “União da Bola” encontra-se numa senda de três triunfos consecutivos, sendo que o último ocorreu em Famalicão, por 1-2. Na sequência do resultado da primeira-volta (vitória alvinegra, por 3-1), o União da Madeira ainda disputou a fase de grupos da Taça CTT, tendo ficado no último lugar do grupo B.

No histórico de confrontos, existe um claro equilíbrio, com três vitórias para cada equipa, nos seis embates disputados (quatro na Segunda Liga, um na Taça de Portugal e outro na Liguilha I/II Divisão), sendo que o Varzim venceu por duas vezes na Segunda Liga e outra na Taça de Portugal. A diferença de golos marcados é, igualmente, bastante curta (12 vs 9). De relembrar que em 2016/2017, foram os varzinistas a vencer, por 0-1.

Para este jogo foram convocados os seguintes 18 jogadores:

Guarda-Redes: Paulo Vítor e Paulo Cunha.

Defesas: Jean Felipe, Mário Sérgio, Tiago Valente, Jeferson, Nelson Agra e Rui Coentrão.

Médios: Fábio Fonseca, Joca, Estrela e Nelsinho.

Avançados: Rúben Macedo, Ruan Teles, Diogo Ramos, Baba Seck, Malele e Stanley.

Em comparação com a partida perante o Sporting B, sai o médio, Pintassilgo e entram o defesa-central Nelson Agra e o defesa-esquerdo, Rui Coentrão. De fora continuam o guarda-redes Marinho, o defesa-central, Sandro e os médios Luís Alberto e Agim Zeka.

Não obstante na teoria a permanência no segundo escalão estar praticamente garantida, o que é certo é que matematicamente ainda não está. Assim, a nossa equipa procurará neste domingo selar de uma vez por todas a questão “manutenção” e, dessa forma, somar 50 pontos, que podem significar, no máximo a subida ao 9.º lugar (que será a classificação mais alta que os “Lobos do Mar” podem alcançar nesta temporada). A manutenção varzinista ainda não está garantida precisamente devido ao União da Madeira, dado que caso o União vença os dois últimos jogos e o Varzim perder ambos, os madeirenses ficam com a mesma pontuação que os poveiros, daí ser deveras importante vencer amanhã, apesar de existir a vantagem de 3-1 no confronto direto da primeira volta. Prevê-se um bom jogo, complicado, visto que do outro lado estará uma formação a atravessar uma boa fase e é composta por um plantel com qualidade, sendo que a equipa madeirense necessita urgentemente de ganhar para tentar sair da zona de despromoção (no máximo chegará ao 14.º lugar).

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.