VARZIM COM FOCO EM COMEÇAR 2019 COM 3 PONTOS NA BAGAGEM

Por em 5 de Janeiro de 2019

Naquele que é o terceiro jogo consecutivo a jogar fora de portas, a equipa do Varzim Sport Club joga amanhã, pelas 11:15 horas, em casa do Futebol Clube Famalicão, que será certamente uma das partidas em claro destaque (principalmente pelo recente histórico) nesta 15.ª jornada da LEDMAN LigaPro, sendo de referir ainda que terá transmissão na Sport TV 1.

No domingo passado, os “Lobos do Mar” terminaram a sua participação na Allianz Cup, tendo sido derrotados pelo Desportivo de Chaves, por 3-1 (Ruster). Com este resultado, acabaram na 3.ª posição do grupo C, com três pontos, sendo que o FC Porto passou à final-four, com sete pontos. No que respeita ao campeonato, há que recordar que os varzinistas, treinados por Fernando Valente, venceram o Braga B, por 0-1, com um golo do defesa-central, Silvério e colocaram-se no 9.º lugar, com 18 pontos (5 V, 3 E, 6 D, 15 GM e 17 GS).

Por sua vez, o Famalicão, orientado por Sérgio Vieira, acumula a liderança da competição, com o Paços de Ferreira, encontrando-se no 2.º posto, com 33 pontos, no entanto já com quinze partidas realizadas, ao contrário dos pacenses. Uma das vitórias conquistadas pelos famalicenses ocorreu na passada quarta-feira, dia no qual venceu o Vitória SC B, por 0-1. Relativamente às outras duas competições, foram eliminados logo nos primeiros jogos em que entraram, na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard e na Primeira Fase da Allianz Cup.

Nos confrontos disputados em Famalicão, os resultados não têm sido muito favoráveis aos alvinegros, visto que em dezoito partidas, venceram apenas três (duas na Segunda Liga e outra na Segunda Divisão). Os visitados ganharam por oito vezes, tendo havido ainda sete empates. A diferença de golos marcados é de 21 vs 16. De relembrar que na época anterior, o Famalicão venceu, por 3-1, no dia 10/09/2017.

Tal como tem acontecido em jornadas passadas, existem elementos que já fizeram parte de ambos os clubes. Da parte do Varzim, o guarda-redes, Emanuel e o defesa-central, Silvério e do lado famalicense, o extremo, Mendes e o antigo avançado e agora diretor de futebol, Chico.

Para este embate foram convocados os seguintes 18 atletas:

Guarda-Redes: Emanuel Novo e Rafael Broetto.

Defesas: Mário Sérgio, Payne, Nélson Agra, Silvério e Amian.

Médios: Estrela, Jonathan Toro, Pavlovski, João Amorim e Nelsinho.

Avançados: Ruster, Bakaramoko, Chérif, Stanley, Ricardo Barros e Júlio Alves.

Em comparação com o jogo frente ao Braga B saem da convocatória o defesa-central, Sandro, o médio, Baba Sow e o extremo, Ruan Teles. Por outro lado, entra o trinco, Estrela e os avançados, Ricardo Barros (estreia) e Júlio Alves. De fora mantêm-se o guarda-redes, Ismael Lekbab, os defesas-centrais, Jeferson e Eridson, o defesa-esquerdo, Rui Coentrão, o médio Maycon Canário e os avançados, Michalis e Haman. Um dos mais recentes reforços, o defesa-central, Matheus Cambuci, também não faz parte da lista de convocados, sendo que ainda não aparece na lista de inscritos no site da Liga Portugal.

Varzim e Famalicão voltam a encontrar-se naquela que é uma partida que leva sempre muitos adeptos ao estádio, principalmente, pela rivalidade existente entre ambos os clubes, relembrando os tempos do Campeonato Nacional de Seniores. Quer por essa rivalidade, quer pelo ambiente, pela qualidade das equipas e pelo espetáculo, está dado o mote para que seja realizado um bom jogo, bem disputado, sendo de desejar e esperar que a nossa equipa leve a melhor, de forma a alegrar os muitos adeptos varzinistas que se deslocarão ao estádio, bem como os que não irão ver ao vivo. É importante referir que caso o Varzim vença manter-se-á na nona posição, passando a acumular 21 pontos. Comparativamente com o jogo face ao Chaves, haverá, pelo menos uma mexida, dado que o extremo, Ruan Teles, não faz parte dos dezoito convocados. O confronto de amanhã será certamente um dos mais complicados da época, visto que pela frente o Varzim terá uma formação que se encontra a realizar uma excelente campanha na LEDMAN LigaPro. É uma das principais candidatas a subir de divisão, que pode ser comprovado pela qualidade do plantel e do seu técnico, sendo de destacar dois jogadores que atuam no ataque e que são os melhores marcadores da equipa, o extremo, Walterson e o ponta-de-lança, Fabrício. Os famalicenses que jogam em casa, com o apoio dos seus sócios e simpatizantes, terão neste domingo uma oportunidade de se cimentarem cada vez mais no topo da tabela classificativa, pretendendo, naturalmente, conquistar os três pontos para continuarem a sonhar com a passagem para a Liga NOS, todavia do outro lado terão um Varzim motivado, confiante e que pretende fazer a festa, começando dessa forma 2019 com um triunfo.

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.