NO ESTORIL PARA SOMAR 9 PONTOS

Por em 13 de Outubro de 2018

Amanhã, pelas 11:15 horas, no Estádio António Coimbra da Mota, dá-se início à sétima jornada da LEDMAN LigaPro, com o Varzim Sport Club a jogar no terreno do Grupo Desportivo Estoril Praia, em partida que terá transmissão na Sport TV 1.

O mau momento varzinista mantém-se, com os poveiros, treinados por Nuno Capucho, a somarem a terceira derrota consecutiva no campeonato, tendo sido derrotados pela equipa B do Vitória SC, por 1-2 (Jonathan Toro). Consequentemente desceram uma posição, encontrando-se no 12.º posto, com 6 pontos (2 V, 4 D, 5 GM e 6 GS), em igualdade pontual com o Arouca, a Académica e o Cova da Piedade (do 13.º ao 15.º, respetivamente) e com apenas 1 ponto de diferença do primeiro lugar de descida, ocupado pela UD Oliveirense.

Por outro lado, os Estorilistas, orientados por Luís Freire, compostos por um plantel de 26 jogadores (média de idades de cerca de 25 anos), alcançaram uma vitória muito surpreendente e que ficará na história, 2-7, perante a Académica. Face ao triunfo, estão na 4.ª posição, tendo acumulado 12 pontos. Relativamente às outras duas competições, ainda estão presentes, indo defrontar o Tondela na 3.ª eliminatória e situam-se ainda no grupo D da Allianz Cup. De recordar que esta época marca o regresso dos “canarinhos” à Segunda Liga (a última vez foi em 2011/2012, na qual se sagraram campeões).

No historial dos confrontos na casa do Estoril, estes não são muito favoráveis aos “Lobos do Mar”, dado que em 17 embates, apenas venceram por três ocasiões (duas na Primeira Liga e outra na Segunda Liga), sendo que o resto foi repartido por sete entre a “Equipa da Linha” e os empates. O último jogo entre ambos no Estoril terminou com um empate a zero, no dia 31/10/2010.

Para este jogo foram convocados os seguintes 18 jogadores:

Guarda-Redes: Emanuel Novo e Rafael Broetto.

Defesas: Mário Sérgio, Payne, Nélson Agra, Sandro e Silvério.

Médios: Estrela, Maycon Canário, Nelsinho, Jonathan Toro e Pavlovski.

Avançados: Ruan Teles, Ruster, Bakaramoko, Chérif, Stanley e Júlio Alves.

Comparativamente à partida face ao Vitória SC B, saem por lesão o médio Baba Sow e o avançado, Haman e entra o trinco, Maycon Canário. De fora mantêm-se Ismael Lekbab (opção), Jeferson (lesão), Eridson (opção), Rui Coentrão (lesão), Amian (lesão) e Michalis (ao serviço da Seleção do Chipre).

Com esta situação recente de resultados e níveis exibicionais, a nossa equipa quer colocar, de uma vez por todas, um travão e retornar aos triunfos e às boas exibições, que já foram demonstradas nesta temporada. O perigo de passar para um lugar de descida é grande, dado o ponto que separa, por isso, há que ter muita atenção e estar avisado, no entanto há que confiar que neste domingo os “Lobos do Mar” vão conseguir, finalmente, voltar a somar um triunfo e alcançar nove pontos preciosos, que poderão ditar a subida ao 7.º lugar (à condição). Não bastando os lesionados das últimas semanas, a equipa sofreu novas baixas, com as lesões de Baba Sow e Haman e a presença de Michalis na Seleção do Chipre, que serão assim menos opções para o técnico Nuno Capucho, restando saber se o onze varzinista irá sofrer qualquer alteração. Pode-se prever uma partida bem complicada, não se estivesse a falar de defrontar um dos maiores candidatos à subida de divisão, que tem um bom plantel, com um treinador jovem, que subiu o Mafra e que joga no seu estádio perante os seus adeptos, além de chegarem ao jogo totalmente motivados pela goleada de 2-7, em Coimbra. A equipa do Estoril é, naturalmente, favorita, todavia esse favoritismo é sempre falado em teoria, porque o que interessa em concreto é o que se passa dentro de campo e aí, o que se espera e deseja é que o Varzim consiga contrariar o teórico favoritismo e arranque três pontos, para alegria dos nossos sócios e simpatizantes, sendo de referir que o clube varzinista voltou a alugar um autocarro, com a tradicional promoção viagem + bilhete, desta vez por 10.00 €.

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.