DE REGRESSO AO CAMPEONATO PARA SOMAR 13 PONTOS

Por em 3 de Novembro de 2018

Depois de ter deixado uma boa imagem no Estádio do Dragão, o Varzim Sport Club regressa agora à sua competição principal, recebendo amanhã, pelas 15 horas, o Sporting Clube Farense, em jogo da oitava jornada da LEDMAN LigaPro.

Na passada quarta-feira, em partida da segunda jornada da Fase de Grupos da Allianz Cup, os poveiros, treinados por Nuno Capucho, deslocaram-se à cidade do Porto, tendo perdido por 4-2 (Jonathan Toro e Haman), frente ao FC Porto. Não obstante o resultado, deixaram os seus sócios e simpatizantes (apoiados por uma boa moldura humana, de cerca de mil adeptos) totalmente orgulhosos pela forma como a equipa se bateu, sem medo, sem “colocar o autocarro”, tendo estado, inclusive a ganhar. Apesar do resultado, há que referir que nada está perdido, ficando tudo decidido na última jornada. De realçar ainda que a turma varzinista foi a única equipa de uma liga inferior que marcou dois golos no Estádio do Dragão. Relativamente ao campeonato, há que recordar que em partida antecipada da 14.ª jornada, os “Lobos do Mar” venceram o FC Porto B, por 2-1 (Pavlovski e Haman). Face à vitória, o Varzim está, à condição, no oitavo posto, com 10 pontos (3 V, 1 E, 4 D, 9 GM e 9 GS).

Por outro lado, o Farense, orientado por Rui Duarte, encontra-se em nono lugar, com os mesmos 10 pontos, sendo que na semana passada, em casa, venceu o Cova da Piedade, por 1-0. O clube de Faro está de regresso à Segunda Liga, após ter ficado em 2.º lugar do Campeonato Nacional em 2017/2018. Em relação às duas restantes competições, a equipa algarvia ficou pela terceira eliminatória da Taça de Portugal Placard e pela segunda fase da Allianz Cup.

Nos dez embates na Póvoa de Varzim, os poveiros adquiriram uma grande vantagem, dado que venceram sete (cinco na Segunda Liga e dois na Taça de Portugal), tendo existido ainda três empates. A diferença de golos marcados é também grande (17 vs 6). De relembrar que o último confronto na Póvoa terminou com um empate a duas bolas, no dia 10/04/2016.

Apesar de não existir nenhum jogador varzinista que tenha passado nos “Leões de Faro”, o inverso acontece, visto que Hugo Marques, Delmiro e Jorge Ribeiro já alinharam com as cores do Varzim.

Para este jogo foram convocados os seguintes 20 jogadores:

Guarda-Redes: Emanuel Novo e Rafael Broetto.

Defesas: Mário Sérgio, Payne, Nélson Agra, Sandro, Silvério, Rui Coentrão e Amian.

Médios: Estrela, Baba Sow, Jonathan Toro, Pavlovski e João Amorim.

Avançados: Ruan Teles, Bakaramoko, Michalis, Haman, Stanley e Júlio Alves.

Ficam de fora, por lesão, Jeferson, Eridson e Nelsinho e, por opção, Ismael Lekbab, Maycon Canário, Ruster e Chérif.

Motivada pela mais recente campanha na LEDMAN LigaPro e a boa réplica no Estádio do Dragão, a nossa equipa está confiante para conseguir, em sua casa, perante os seus sócios e simpatizantes, somar mais um triunfo, passando a obter 13 pontos. Em caso de vitória, os poveiros sabem de antemão, que poderão igualar o Estoril no quarto lugar. Na partida de amanhã poderá haver alterações no onze, visto que o técnico Nuno Capucho referiu na antevisão ao jogo frente ao FC Porto, que os atletas que jogariam na quarta-feira poderiam não alinhar no domingo. Do lado do Farense, dada a mesma pontuação, o objetivo é igual, ou seja, somar o segundo triunfo consecutivo, que permite chegar ao quarto posto. Trata-se de uma equipa composta por 28 jogadores (média de idades de 26 anos) e que tem vários jogadores experientes nas lides da Segunda Liga. Tal como é apanágio nesta competição, não será um jogo fácil, no entanto como é habitual se referir “em casa mandamos nós” e o que se espera e deseja é exatamente isto, ou seja, que o Varzim vença e, se possível, realizando uma boa exibição, como tem acontecido ultimamente.

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.