ALVINEGROS PROCURAM NOVA VITÓRIA

Por em 29 de Setembro de 2017

Motivada pela fantástica vitória nos Açores, a equipa do Varzim Sport Club recebe amanhã, pelas 16 horas, a turma da União Desportiva Oliveirense, num confronto da 9.ª jornada da LEDMAN LigaPro e que tem a arbitragem de Humberto Teixeira, da AF Porto.

Na casa do líder, Santa Clara, na passada quarta-feira, os “Lobos do Mar”, treinados por João Eusébio, conseguiram um excelente resultado, vencendo, por 1-2 (golos de Nelsinho e Malele), regressando assim aos triunfos e estreando-se a vencer fora de portas. Face a este resultado, a equipa alvinegra subiu várias posições, estando, à condição (tem mais um jogo), no sétimo posto, acumulando onze pontos (três vitórias, dois empates e três derrotas, doze golos marcados e nove sofridos), os mesmos que o oitavo classificado, Gil Vicente, e com menos cinco do que o segundo, Porto B, e menos sete do que o primeiro, Santa Clara.

A UD Oliveirense, treinada por Pedro Miguel, chega à Póvoa após uma surpreendente eliminação da Taça de Portugal Placard (1-0, frente ao Vila Real). Além desta eliminação, o percurso no campeonato também tem sido mau, já que os oliveirenses encontram-se no décimo nono e penúltimo lugar, com seis pontos (têm menos uma partida), em igualdade pontual com o décimo sétimo e o décimo oitavo classificados, Real e Covilhã. Pelo contrário, têm realizado uma boa campanha na Taça CTT, estando na fase de grupos, na sequência de terem eliminado o Penafiel (0-1) e o Santa Clara (2-1).

Na época passada, os unionistas venceram a fase de subida da Zona Norte, com vinte e sete pontos e foram vice-campeões do Campeonato de Portugal Prio. O plantel da UD Oliveirense é composto por vinte e seis atletas, com uma média de idades de cerca de 26 anos e viu entrar dez jogadores, tendo saído, igualmente, dez.

Nos nove jogos realizados na casa do Varzim (quatro na Segunda Liga, quatro na Segunda Divisão e um na Taça da Liga), os poveiros venceram apenas por duas vezes (na Segunda Divisão). O resultado mais comum é o empate (quatro vezes), e, por conseguinte, a UD Oliveirense triunfou por três ocasiões. O número de golos marcados é muito parecido, já que a diferença é 7 vs 8. De recordar que o último embate na Póvoa terminou com uma vitória dos visitantes, por 0-1.

Esta partida tem a curiosidade de fazer regressar ao estádio varzinista dois atletas que já representaram as cores alvinegras, os casos do guarda-redes Kadú e do defesa-esquerdo Raúl.

Embalada pelo recente e importantíssimo triunfo, a nossa equipa tem como objetivo terminar a semana com a segunda vitória consecutiva, permitindo dessa forma distanciar-se ainda mais de lugares indesejados e subir mais algumas posições, sendo certo que no máximo chegará ao quarto posto (atualmente ocupado pelo Nacional, com catorze pontos). Constantemente privado de alguns jogadores, o técnico João Eusébio já contará com mais uma opção, o caso do defesa-central, Tiago Valente, que tinha sido expulso em Amarante. Face ao percurso da UD Oliveirense na LEDMAN LigaPro e aos recentes resultados, o Varzim terá que aproveitar este mau desempenho e não se deixar surpreender, conseguindo assim vencer, tentando aliar com uma boa exibição, para alegria de todos os varzinistas. Por outro lado, os oliveirenses tentam urgentemente retornar às vitórias, já que não ganham desde o dia 8 de agosto (2-1 contra o Benfica B), que foi o único triunfo no campeonato. Não obstante a sua classificação e os resultados, todos os jogos nesta competição são complicados e este não será exceção, até porque o plantel tem qualidade, é bem orientado e foi bem reforçado, num conjunto de vários atletas com nome no futebol português, quer na 1.ª, quer na 2.ª Liga.

Força Varzim, rumo à vitória!

Texto: Duarte Cruz.

Imagem: FJG Neves.